Dahll

Primeiros passos para a exportação

Quando olhamos para nossa empresa e vemos que ela esta consolidada no mercado interno, tem capacidade de produção, qualidade e preços competitivos, esta na hora de pensar no comércio exterior como uma estratégia de crescimento e expansão do negócio.


Nesse momento começa a discussão interna e o engajamento da empresa (da diretoria ao chão de fábrica), na incorporação da exportação como atividade contínua.


O passo seguinte é conhecer os mercados internacionais que demandam o produto e com issoelaborar um plano de negócios.
Verificar nesses mercados se há exigências administrativas e/ou regulatórias para o produto, concorrência local, canais de distribuição, acordos de comercio, etc.


Há diversas informações sobre isso no site Comex Stat, como também no site da Apex e Sebrae.

Além disso, as feiras de negócios são importantes locais para exposição do produto e possibilidade de negócios com empresas estrangeiras. Através destes eventos, as empresas podem conhecer mais da concorrência, da tecnologia atual aplicada como também fazer networking com possíveis fornecedores. Inclusive, há incentivos fiscais para exportadores que utilizam insumos importados
para fabricação de seus produtos.


O 3o. passo é se habilitar como exportador/importador no Siscomex, através do Radar, para o posterior registro da Exportação. Quando a negociação estiver em curso, a empresa deve preparar a
documentação necessária para realizar a exportação, tais como: Fatura Proforma e Comercial, Lista de Embalagem, Certificados de Origem e outros específicos de cada produto.
A forma de atuação na exportação também deve ser analisada, se direta ou se indireta, através de
comercial exportadora ou empresa trading.

Se sua empresa precisa de um assessoramento rápido e seguro para todos esses procedimentos, procure a Dahll Internacional, que há 30 anos faz o seu melhor.


Acesse o site www.dahll.com

#dahllinternacional #comércioexterior #consultoriaemexportação #importaçãoeexportação