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Internacionalização das empresas brasileiras

A internacionalização é uma importante estratégia para a expansão de uma empresa e diminuir os riscos vivenciados por oscilações na economia interna.

As empresas que se abrem ao mercado externo vão muito além de novas vendas, se abrem também para novas oportunidades como possibilidade de fusões, aquisições e joint ventures e, principalmente, a consolidação da marca. Apesar de ainda se acreditar que é uma estratégia voltada para grandes empresas, as MPEs respondem por um número significativo das exportações brasileiras e também podem-se beneficiar das vantagens de internacionalização.

Independente da forma que a empresa se coloca internacionalmente há diferentes vantagens em cada caso: possibilidade de redução de custo, através de incentivos fiscais oferecidos por outros países para a instalação de empresas estrangeiras; acesso a novos mercados para escoar a produção excedente ou melhorar a sua capacidade ociosa e assim não ficar dependente apenas do mercado interno; adquirir conhecimento (tecnológico e de inovação)  dos parceiros internacionais tornando a empresa muito mais competitiva e preparada para seus mercados de atuação; encontrar insumos mais econômicos para produção tanto de produtos para venda no mercado interno como para posterior exportação; entre outros.

O importante é estabelecer uma cultura onde as relações internacionais façam parte dos objetivos da empresa e estruturar um plano estratégico que abranja todas as necessidades envolvidas. Para isso, a empresa deverá fazer um amplo estudo de quais mercados possuem maior afinidade com seus objetivos e produtos /serviços. As rodadas de negócio e eventos do setor ajudam bastante nas relações comerciais e trocas de informações, além das Câmaras de Comércio. Ademais, uma assessoria especializada pode ser muito bem-vinda ao fornecer diretrizes importantes do setor.

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